Booker T. Washington
Booker Taliaferro Washington (Hale’s Ford, cinco de abril de 1856 – Tuskegee, 14 de novembro de 1915) foi um escritor, educador, palestrante e líder da comunidade negra norte-americano. Foi libertado da escravidão em sua infância, e depois de exercer inúmeros trabalhos de pouca relevância pela Virgínia Ocidental procurou uma educação do Instituto Hampton (Hampton Institute) e no Seminário Wayland (Wayland Seminary).
Em 1881, com a recomendação de Samuel C. Sam Armstrong ―fundador do Instituto Hampton― foi designado como o primeiro líder do recente Instituto Tuskegee, Alabama, que, deste jeito, era uma faculdade de criação de professores pra negros. Washington acreditava que a educação era a chave para que a comunidade negra ascendeu pela infraestrutura econômico-social dos Estados unidos.
tornou-se teu líder e porta-voz à escala nacional. Recebeu honras da Universidade de Dartmouth e a instituição de ensino de Harvard e foi o primeiro negro convidado com honras na Casa Branca. Foi considerado o homem negro mais poderoso da nação desde 1895 até sua morte, em 1915, e centenas de escolas e corporações locais levam seu nome.
Washington nasceu escravo, e sua mãe Jane era a plantação Burros do condado de Franklin, no sudoeste da Virginia. Sabia muito insuficiente sobre o seu pai, um branco anglo americano da Virgínia do sudoeste proprietário de uma plantação vizinha. Mas era mulato, o sistema interessante de castas lhe incluiu a categoria de escravos negros.
Alguns pais brancos de filhos “naturais” como Washington se preocupavam de receberem educação, criação em artesanato, ou a liberação de mãe e filhos, todavia este não foi o caso. Ele, sua mãe e seus irmãos receberam a liberdade após a batalha civil norte-americana, com a Décima terceira Emenda à Constituição dos Estados unidos. Em seu papel público, acreditava que poderia adquirir, adaptando as habilidades dos negros à realidade social da época segregacionista. Estava à busca de um futuro melhor para os negros, e por meio de sua experiência pessoal, considerava a educação como a mais robusta ferramenta pra que os indivíduos conseguirem coletivamente, um futuro melhor.
- 40: “peço-Lhes que não gritar quando falamos de crime. Por respeito”
- 3 Criação do Instituto Catalão de Oncologia
- Rita Barberá partir daí, faturas de 206 milhões ao Estado
- Portugal, Pedro de.- Nobliario do Conde de Barcelos…, Lisboa: Alonso de Paredes, 1646
- 3 Comércio exterior
A filosofia de Washington, e o teu serviço sem descanso em iniciativas educacionais, que o ajudou a conquistar o suporte moral e econômico de vários cantores brancos. Fez amizade com homens feitos a si mesmos como Henry Huttleston Rogers (o dono da Standard Oil), Julius Rosenwald (presidente da Sears, Roebuck and Company) e George Eastman (inventor e fundador da Kodak). Estas e algumas pessoas ricas patrocinaram tuas causas, financiando as universidades Hampton e Tuskegee.
Originalmente criadas para formar professores, seus alunos voltavam para tuas comunidades empobrecidas do Sul para trabalhar nas poucas escolas existentes com recursos limitados. Para resolver isso, Washington se concentrou seus esforços em adquirir fundos para a construção de numerosas escolas públicas rurais para garotas negras do Sul. Isso se traduziu no estabelecimento de por volta de 5000 escolas e a realização de financiamento pra melhorias pra comunidade negra dos estados do sul no final do século XIX e começo do XX. As escolas locais eram motivo de orgulho pra população e uma oportunidade sem preço para as famílias negras pobres e segregadas com oportunidades limitadas pra suas crianças.