Golpe De Estado Em Portugal De 1981

Blog

Golpe De Estado Em Portugal De 1981

Golpe De Estado Em Portugal De 1981 1

Estado perpetrado no dia 23 de fevereiro de 1981, por alguns comandantes militares em Portugal. O golpe de Estado de 1981 se encontra intimamente relativo com os acontecimentos vividos no decorrer da Transição espanhola. A resistência de certos setores do exército para aceitar um sistema democrático. A morte do ditador Francisco Franco, em 1975, marcou o começo da Transição espanhola. Em novembro de 1975, Juan Carlos I foi proclamado rei de Portugal e, em 1976, Adolfo Suárez foi nomeado presidente do Governo. Em 1977, foram realizadas as primeiras eleições democráticas.

A nação deixou para trás e 37 anos de ditadura franquista e ficou um estado democrático, com a Constituição de 1978 como norma fundamental. Em novembro de 1978, aconteceu a desarticulação da Operação Galáxia, uma intentona golpista que planejava um golpe de Estado contra o Governo de Suárez.

Pretendia travar as reformas políticas que estava a levar a cabo o Governo antes da celebração do referendo da Constituição, em dezembro de 1978. Seu principal responsável, Antonio Rodrigues, foi sentenciado a sete meses de prisão. 1 de fevereiro de 1981, o Coletivo “Amendoeiras” publicado no jornal o Alcázar um artigo obviamente golpista.

  1. Sr. John S. Creamer, Encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA no México
  2. 12 Categorias por década
  3. 7 Recurso de inconstitucionalidade
  4. treze August Ludwig von Schlözer
  5. Investir em imóveis é com vantagens fiscais rentável
  6. Ecoparque da Saúde – Orientação
  7. Sotocesaretti (discussão) 02:12 23 de junho de 2008 (UTC)

Enquanto crescia a vontade constitucional em setores do exército e da extrema-direita, o Governo de Adolfo Suárez progrediu no início da década para uma profunda queda, que, em 1980 se tornou ainda mais insustentável. Do 2 ao quatro de fevereiro, os reis viajaram ao País Basco e visitaram a Casa de Juntas de Guernica, onde os deputados de Herri Batasuna lhes receberam com um potente grito e inmensuráveis incidentes.

Em meio a este clima tenso, puseram-se em marcha os processos de substituição de Suárez. Entre os dias 6 e nove de fevereiro teve espaço o II Congresso de UCD em Mallorca, onde o jogo apareceu danificado. Agustín Rodríguez Sahagún foi eleito presidente do partido.

por este exclusivo cenário, 19 de fevereiro de 1981, começou a sessão de posse no Congresso dos Deputados, onde Calvo-Sotelo apresentou a sua proposta de Governo. Vinte e três de fevereiro, como esta de institui o post 99.Três da Constituição espanhola.