“What Is Goth?

Blog

“What Is Goth?

"What Is Goth? 1

Entre as mais renomados bandas pós-punk que deram maneira a esse gênero e ajudaram a construir os posteriores aspectos da subcultura, contam-se a Siouxsie and the Banshees, Joy Division, Magazine, Bauhaus, The Sisters of Mercy e The Cure.

Embora a música gótica abrange numerosos gêneros e subgêneros, todos esses têm em comum a tendência pra uma estética negra, uma atmosfera musical denso e um som sóbrio. Os gêneros de música gótica são: pós-punk, gothic rock, death rock, dark wave, coldwave e wave etéreo.

  • Três 11 17.5
  • cinco Temporada 5 (2011)
  • Bom presságio
  • Ou eu vou, ou vai – 2001 – Mais de minha alma

A música gótica, deu espaço a uma cultura mais ampla, que acrescenta expressões artísticas, tendências estéticas e de manifestações culturais que indicam influências do Romantismo, a narrativa gótica, o cinema de terror e, em menor capacidade, a cultura BDSM. A cena centra-se em festivais de música, bares e reuniões organizadas.

Os estilos de roupas dentro da subcultura foram baseados, a princípio, no punk, pós-punk, glam rock, e os protagonistas clássicos do cinema de terror, e na atualidade, os estilos costumam ser ecléticos. Entre os artistas que marcaram tendências estéticas, desde o princípio, salientam-se Siouxsie Sioux, Patricia Morrison, Robert Smith e Dave Vanian, entre outros. O denominador comum é a predominância da cor preta, e é usual o uso de delineador ou kohl em tal grau em homens como em mulheres e a maquiagem facial pra realçar palidez no rosto. A fins da década de 1970, o adjetivo gothic (gótico) foi usado para contar a atmosfera de bandas de post-punk como Siouxsie and the Banshees, Joy Division e Magazine.

Em 1979, a revista Sounds descreveu a Joy Division como “gótico” e “teatral”. Em fevereiro de 1980, Melody Maker classificou a banda como “mestres dessa escuridão gótica”; o crítico Jon Savage diria mais tarde que seu vocalista, Ian Curtis, escreveu que “a declaração definitiva do gótico do norte”.

Em julho de 1982, os membros da banda Specimen fundaram o clube noturno, reino unido e alemanha, no bairro do Soho, em Londres (Inglaterra), o que proporcionou um essencial ponto de encontro pra cena pop-up. Entre os artistas que costumavam tocar no reino unido e alemanha estavam Robert Smith, Siouxsie Sioux, Steve Severin, Foetus, Marc Almond e Nick Cave, além de outros mais.

Posteriormente, pela Inglaterra, o termo batcaver usado pra descrever os góticos velha instituição. O gênero do rock gótico se diferenciou do pós-punk, principalmente, por um som mais escuro e letras mais introspectivas e existenciais; contudo, os 2 gêneros nunca deixaram de estar intimamente ligados.

As bandas que definiram e abraçaram o novo gênero incluíram Bauhaus, Adam & the Ants, The Cure, The Sisters of Mercy, Southern Death Cult, Specimen, Sex Gang Children UK Decay, Virgin Prunes, Killing Joke e The Damned. Também se destacou dentro deste mesmo tipo da banda australiana The Birthday Party. Independentemente da cena do rock gótico inglês, e quase ao mesmo tempo, na Califórnia (EUA), o death-rock começava a surgir como um movimento independente do punk e do pós-punk norte-americanos. Em insuficiente tempo, o pós-punk passou a fazer fração da cena gótica dos Estados unidos. Algumas das bandas pioneiras desse novo gênero foram Christian Death (cujo fundador, nos anos Williams, considerado o pai do pós-punk), 45 Grave e Voodoo Church.

O pós-punk foi posterior interferência em bandas como Cinema Strange e All Gone Dead, fundada em 1994 e 2003, respectivamente. Os anos 1990 assistiram a um crescimento ainda superior das bandas da década de 1980 e o surgimento de outras recentes.